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A Exacto efetuou inumeros estudos de tráfego para novas infra-estruturas rodoviárias em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Peru, México, Ucrânia, Moçambique, China e Líbia).

Estes estudos incluem a caracterização da rede viária atual e futura, de modo a tornar possível a modelação informática da oferta de transportes. Incluem também a caracterização da procura de tráfego existente, em termos de diagramas de cargas e de linhas de desejo.

 

Seguidamente efetua-se a fase de afetação de tráfego: numa primeira fase replicando e validando a situação atual, e numa segunda fase utilizando o modelo como instrumento previsional, ficando a conhecer-se a procura futura de tráfego na infra-estrutura de transporte em estudo.

A fase final diz respeito à conceção e dimensionamento do perfil transversal e das ligações à rede viária envolvente, de forma a garantir os níveis de serviço pretendidos. Estes estudos incluem ainda análises de risco e testes de sensibilidade.

 

A Exacto tem efetuado diversas auditorias e peritagens de tráfego em parcerias público-privadas, tanto em Portugal como no estrangeiro, como resultado da sua vasta experiência, uma vez que foi responsável pelos estudos de tráfego de todas as concessões rodoviárias levadas a concurso no país, como consultores da Mota Engil / Ascendi.

 

Atualmente somos consultores do BEI – Banco Europeu de Investimento e do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, tendo efetuado nos últimos anos auditorias para diversas PPP na área dos transportes.

A Exacto tem vindo a realizar diversas monitorizações de tráfego em concessões rodoviárias, suportadas num plano de contagens automáticas que abrangem tanto as vias a concessionar como a rede viária alternativa. 

 

Estes estudos implicam a realização de contagens automáticas de tráfego ao longo do ano e a atualização periódica do modelo de tráfego, por forma a atualizar as previsões de tráfego para o período de concessão.

 

Temos também sido os responsáveis por recenseamentos de tráfego em redes viárias regionais (Madeira e Porto Santo).

Com o objetivo de encontrar a solução viária que garanta níveis de serviço globais satisfatórios ao longo da vida útil do empreendimento, nestes estudos é efetuada a previsão da geração de tráfego do empreendimento, analisando-se igualmente a evolução da procura de tráfego em toda a rede viária envolvente.

 

Em muitos casos, o estudo incluiu a conceção e dimensionamento dos circuitos de circulação e estacionamento no interior do empreendimento, bem como a avaliação e teste de cenários e soluções alternativas (recorrendo a técnicas de simulação e micro-simulação informática).

Neste domínio, a EXACTO foi responsável por estudos de acessibilidade a diversas grandes superfícies comerciais, industriais e logísticas, interfaces de transportes (estações ferroviárias, portos, aeroportos, terminais fluviais, etc), urbanizações e empreendimentos turísticos.

Tratam-se de estudos em que se pretende otimizar a gestão da rede viária urbana ou suburbana, de modo a permitir melhoramentos sensíveis nas condições de circulação e estacionamento.

 

As soluções propostas procuram, por um lado, reduzir a procura automóvel, penalizando o uso excessivo do transporte individual (nomeadamente nas deslocações casa/trabalho), e por outro lado, procuram ainda resolver problemas de capacidade que impeçam um aproveitamento eficiente da oferta instalada (recorrendo, para o efeito, a modelação em micro-simulação, que permite a visualização dos veículos em movimento). As medidas propostas implicam normalmente um investimento pouco vultuoso, embora devam ser inseridas numa perspetiva de beneficiação da rede viária a médio/ longo prazo. Resultam destes estudos, igualmente, propostas de medidas mais estruturais, de modo a equacionar a referida beneficiação a médio/longo prazo.

 

A EXACTO tem efetuado estudos de planeamento urbano de circulação e estacionamento em diversas cidades, tendo daí resultado uma experiência importante ao nível da melhoria do sistema de transportes e da mobilidade em centros urbanos, dando um especial enfoque na criação de um ambiente urbano favorável a circulação e vivência dos peões, com incentivos à utilização de modos de transporte de proximidade (transporte ciclável e pedonal).

Os estudos de rentabilidade económica de novas infra-estruturas de transportes têm por base uma análise custo/benefício dos mesmos, durante a sua vida útil.

 

Os custos incluem a construção e manutenção dessas infra-estruturas; os benefícios traduzem-se fundamentalmente em poupanças ao nível de custos de operação dos veículos, custos de tempo, custos de sinistralidade e custos ambientais (podendo ainda ser considerados os benefícios relativos à criação de emprego e outros benefícios indirectos).

 

Os modelos computacionais utilizados na fase de afetação de tráfego, fornecem os resultados respeitantes aos custos de operação, tempos de viagem e emissões poluentes, pelo que o processo se reveste de grande fiabilidade.

Temos efetuado este tipo de estudos para novas infra-estruturas de transporte (auto-estradas, estradas e pontes).  

 

ÁREAS DE ESPECIALIDADE

A Exacto efetuou estudos de procura relativos a novos eixos de alta-velocidade ferroviária, de linhas ferroviárias convencionais e linhas de metro ligeiro,  bem como estudos de conceção e dimensionamento de estações ferroviárias, reformulação de redes urbanas de autocarros (estudos efetuados em Portugal e no Brasil).

 

 

Estes estudos implicam, em muitos casos, o desenvolvimento de modelos de afetação multimodal, a partir da modelação das diferentes redes de transporte (individual e coletivo), e da estimação e previsão das matrizes Origem-Destino para os diferentes cenários e anos de previsão considerados.

A Exacto é uma das 3 PMEs portuguesas a receber apoio da Comissão Europeia (SME Instrument Horizon 2020, fase 1) para o desenvolvimento do projeto Day-by-Day, um software inovador para a produção de previsões de tráfego em concessões rodoviárias.

 

A Exacto fornece consultoria especializada na área da elaboração de candidaturas e propostas ao financiamento europeu, bem como monitorização de oportunidades de financiamento e apoio à preparação de candidaturas a sistemas de incentivo (Feder, Horizon 2020, Espaço Atlântico, Med e Sudoe).

 

Fomos o parceiro português do Ele.C.Tra, projeto de promoção da mobilidade elétrica junto de residentes em turistas.

A Exacto efetuou estudos de procura relativos a novos eixos de alta-velocidade ferroviária, de linhas ferroviárias convencionais e linhas de metro ligeiro,  bem como estudos de conceção e dimensionamento de estações ferroviárias, reformulação de redes urbanas de autocarros (estudos efetuados em Portugal e no Brasil).

 

Estes estudos implicam, em muitos casos, o desenvolvimento de modelos de afetação multimodal, a partir da modelação das diferentes redes de transporte (individual e coletivo), e da estimação e previsão das matrizes Origem-Destino para os diferentes cenários e anos de previsão considerados.

AUDITORIAS E PERITAGENS
ESTUDOS DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO

1

2

MONITORIZAÇÃO DA PROCURA DE TRÁFEGO

3

ACESSIBILIDADE
A GRANDES EMPREENDIMENTOS

4

PLANEAMENTO
E GESTÃO DA CIRCULAÇÃO

5

ESTUDOS DE RENTABILIDADE ECONÓMICA

6

TRANSPORTES COLETIVOS

7

PROJETOS EUROPEUS

8

EXACTO 2025

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