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PLANEAMENTO E GESTÃO DA CIRCULAÇÃO URBANA

Tratam-se de estudos em que se pretende otimizar a gestão da rede viária urbana ou suburbana, de modo a permitir melhoramentos sensíveis nas condições de circulação e estacionamento dos veículos, bem como na qualidade da vivência pedonal.

 

As soluções propostas procuram, por um lado, reduzir a procura automóvel, penalizando o uso excessivo do transporte individual (nomeadamente nas deslocações casa/trabalho), e por outro lado, resolver problemas de capacidade que impeçam um aproveitamento eficiente da oferta instalada (recorrendo, para o efeito, a modelação em micro-simulação, que permite a visualização dos veículos em movimento, e um teste realista das alternativas em análise). As medidas propostas implicam normalmente um investimento pouco vultuoso, embora devam ser inseridas numa perspetiva de beneficiação da rede viária a médio/ longo prazo. Resultam destes estudos, igualmente, propostas de medidas mais estruturais, permitindo equacionar a referida beneficiação de médio/longo prazo.

 

A EXACTO tem efetuado estudos de planeamento urbano de circulação e estacionamento em diversas cidades, tendo daí resultado uma experiência importante ao nível da melhoria do sistema de transportes e da mobilidade em centros urbanos, com um especial enfoque na criação de um ambiente urbano favorável a circulação e vivência dos peões, incentivando a utilização de modos de transporte de proximidade (transporte ciclável e pedonal).

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PROJETOS PRINCIPAIS

EM PORTUGAL

Estudos de Micro-Simulação de Soluções Viárias de Circulação Urbana (“software” Vissim) para visualização dinâmica das “performances” propostas:

 

  • Reformulação dos Nós da autoestrada A5, entre os nós da CREL e do Restelo (Cenor/BRISA, 2015/2016)

  • Travessia rodo-ferroviária junto à ponte da Arrábida (Metro do Porto, 2005) – previsão de procura e estudo de circulação viária nos acessos a sul e a norte (Campo Alegre)

  • Estudo de tráfego automóvel devido ao encerramento da ponte urbana de portimão (C. Municipal de Portimão. 2009)

  • Solução viária de reformulação dos nós de acesso ao Funchal na ViaLitoral - nós de Cancela, Pestana Junior e Santa Luzia (Cenorplan/EDM, 2009)

  • Solução viária de acesso à urbanização UD4 em Vila Franca de Xira (Brisa Engenharia/ Abertis, 2008)

  • Solução viária de acesso à Plataforma Logística Lisboa-Norte (Brisa Engenharia/ Abertis, 2008)

  • Remodelação e reperfilamento da Av. Sá Carneiro, Funchal (Cenorplan, 2009)

Planos de Circulação Automóvel e Estacionamento para as áreas centrais de Almada, Albufeira, Angra do Heroísmo, Cascais, Leiria, Santarém, Sesimbra, Viana do Castelo e Viseu, para as respectivas Câmaras Municipais, estudos desenvolvidos pela Exacto entre 1985 e 2005 (os PCU de Almada, A.Heroísmo, Leiria e Viseu foram da responsabilidade do Eng. Nuno Sarmento como consultor da Consulplano);

 

Planos de Circulação Automóvel, Estacionamento e Transportes Públicos para as áreas centrais de Amadora, Cruz de Pau, Moita, Nazaré e Seixal, para as respectivas Câmaras Municipais, estudos desenvolvidos pela Exacto entre 1995 e 2005;

 

Estudos de Estacionamento em áreas centrais de Aveiro, Lisboa, Ponta Delgada, Cacém, para as respectivas Câmaras Municipais, estudos desenvolvidos pela Exacto entre 1997 e 2006;

Estudos de Simulação de Circulação Urbana com Concepção da Solução Viária:

 

  • Plano de Circulação e Estacionamento na Zona de Intervenção da Expo98/Parque Expo - cenários Expo e pós-Expo (Profabril/Parque Expo, 1995)

  • Remodelação Viária da Praça de Espanha em Lisboa (DGTT, 1997)

  • Remodelação Viária da Circunvalação, Porto - Av. Fernão de Magalhães - Av. Afonso  Henriques (Coba, 1995)

  • Desnivelamento da Rotunda do Aeroporto e da Av. Marechal Gomes da Costa (Profabril/Parque Expo, 1996)

  • Reformulação e Reperfilamento da Av.Berlim em Lisboa (Profabril/Parque Expo, 1996)

NO MUNDO

Estudos de Simulação de Circulação Urbana com Concepção da Solução Viária:

BRASIL

 

Plano de Mobilidade e Revisão do Master Plan da Urbanização Multiusos Reserva do Paiva (80 mil hab.), em Pernambuco (Odebrecht RI, 2015/2016)

 

Estudo de Circulação (com microsimulação de toda a rede viária) da Urbanização Multiusos Reserva do Paiva (80 mil hab.), em Pernambuco (Odebrecht RI, 2015/2016)

 

LÍBIA

 

Plano Circulação e Revisão do Master Plan da Urbanização "El Sarraj" (Tripoli) Block A4 (Hidroprojecto, 2009)

 

 

CHINA

 

Reformulação do Sistema de Transportes de Macau, com implementação de Metro Ligeiro Elevado (FBO/Gov.Regional Macau, 1996) - impactes na rede viária urbana

EXACTO 2025

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