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ESTUDOS DE TRÁFEGO RODOVIÁRIOS

A EXACTO efetuou inumeros estudos de tráfego para novas infra-estruturas rodoviárias em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Peru, México, Ucrânia, Moçambique, China e Líbia).

Estes estudos incluem a caracterização da rede viária atual e futura, de modo a tornar possível a modelação informática da oferta de transportes. Incluem também a caracterização da procura de tráfego existente, em termos de diagramas de cargas e de linhas de desejo.

 

Seguidamente efetua-se a etapa de afetação de tráfego: numa primeira fase replicando e validando a situação atual, e numa segunda fase utilizando o modelo como instrumento previsional, ficando a conhecer-se a procura futura de tráfego na infra-estrutura de transporte em estudo.

 

A etapa final diz respeito à conceção e dimensionamento do perfil transversal e das ligações à rede viária envolvente, de forma a garantir os níveis de serviço pretendidos. Estes estudos incluem ainda análises de risco e testes de sensibilidade.

 

EM PORTUGAL

MOTA ENGIL/ASCENDI

 

a EXACTO é consultora de tráfego para os consórcios liderados pela Mota Engil (auto-estradas ASCENDI) tendo sido responsável pelos estudos de tráfego para todas as concessões rodoviárias concursadas em Portugal desde essa data até à actualidade (mais de 30 concessões rodoviárias, com auto-estradas com e sem portagem para o utilizador); a título de exemplo, referem-se as seguintes concessões:

 

- Túnel do Marão – Estudo de Tráfego atualizado (2015)

- Pinhal Interior – Previsões Atualizadas de Tráfego (2013)

- Atualização das previsões de tráfego nas Concessões Norte, Grande Porto, Costa de Prata, Beiras Litoral e Alta e Grande Lisboa (2012/2013)

- Auto-Estradas do Centro (2009/2010)                                   

- Auto-Estrada Transmontana (2007)

- Pinhal Interior (2009)                                                        

- A4/IP4 Túnel do Marão (2007)

- Algarve Litoral (2008)                                                       

- Douro Litoral (2006)

- Baixo Alentejo (2008)                                                        

- Grande Lisboa (2005)

- Baixo-Tejo (2008)                                                              

- S. Miguel - Açores (2004)

- Litoral Oeste (2007)                       

- Norte Litoral (2004)

- Douro Interior (2007)                                                        

- Grande Porto (2003)

- Concessão Norte (2000)                                                    

- Beiras Litoral e Alta (2002)

- Costa da Prata (2002) 

 

OUTROS PROJETOS IMPORTANTES

 

- Reformulação dos nós da A5 entre a CRIL e a CREL (Brisa/Cenor – 2016)

- Desnivelamento da Av. Infante D. Henrique / Av. Marechal Spínola em Lisboa (Cenor, 2013)

- Nova Circular Cota 200 (duplicação), Funchal (Via Litoral/SRES-2006)

- Vias Expresso da Ilha da Madeira (Norvia/SRES, 2002)

- Circular Interna de Lisboa (CRIL) (Profabril e Coba/JAE, 1991, e atualização em 2011)

- Circular Externa de Lisboa (CREL) (Brisa-1998, e atualização em 2007)

- Ponte do Freixo e Via de Cintura Interna, Porto (Profabril/JAE, 1990)

- Radial de Odivelas (Coteprol/JAE, 2000)

- Radial da Pontinha (Profabril/JAE, 2000)

- Previsões de Tráfego para a Rede Rodoviária da Ilha da Madeira (DRE Madeira - 2000)

- IP1 Braga/Valença (Profabril/JAE, 1990)

- IP1 Marateca/Grandola (Provia/JAE, 1998)

- IP2 Teixoso/Alcaria (Viaprojectos/JAE, 1997)

- IP3 Chaves/Vila Real (Provia/JAE, 1999)

- IP3 Penacova/Sta Comba (Coteprol,/IEP 2002)

- IP2 Fratel/EN18 (Gibb/JAE, 1998)

- IC1 Nó de Francos/Leça (Coba/IEP, 2005)

- IP8 Baleizão/V.V.Ficalho (Sipca/EP 2009/2010)

- IC2 V.Raparigas/S.Jorge (Provia/EP, 2008/2009)

- IC2 Carregado/Quebradas (Coba/EP, 2007)

- IC2 Variante a Condeixa (C.M.Condeixa, 2009/2010)

- IC2 Carregado/V.Raparigas (Coba/EP, 2008/2009)

- IC3 Chamusca/Almeirim (Viaponte/EP, 2006)

- IC3 Tomar/Coimbra (Coteprol/EP, 2006)

- IC5 Pombal/IP2 (Provia/IEP,2004)

- IC3 Barquinha/Chamusca (Cenorplan/EP, 2007)

- IC10 – Almeirim/Coruche (Globalvia/IEP, 2004)

- IC5 IP4/Pombal (Cenorplan/IEP, 2005)

- IC36 Variante a Leiria (PCT/EP, 2006)

- IC26 Lamego/Trancoso (DenapIEP, 2007)

NO MUNDO

BRASIL

No Brasil a EXACTO é presentemente (desde 2014) consultora de tráfego para todas as concessões rodoviárias do grupo Odebrecht, incluindo a Rota das Bandeiras, Rota do Atlântico, Rota dos Coqueiros, Rota do Oeste, Bahia Norte, Rota das Fronteiras, Via Rio, e Rota do Horizonte. Essa consultoria inclui a preparação de previsões de tráfego para o curto e longo prazo, bem como a monitorização da procura de tráfego, com elaboração de relatórios semanais e mensais.

A Exacto foi  responsável pelos estudos de tráfego para a Via Cambuí em São José dos Campos (São Paulo), Trevo de Resende Oeste (Nova Dutra-Rio de Janeiro) e um Estudo de Capacidade em Canas (Nova Dutra - São Paulo), para a Viaponte Brasil e CCR (entre 2012 e 2013).

Fomos também responsáveis pelos estudos de tráfego das Concessões dos Lotes 6 e 7 - BR163, BR262 e BR267 (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) para a Engimind Brasil e ainda de estudos de tráfego em duas rodovias no Maranhão para a Proengel.

 

 

PERU

 

Para a Mota Engil Peru,  a EXACTO tem efetuado diversos estudos (entre 2011 e 2014) para novas estradas e auto-estradas, nomeadamente:

- Periférico Vial Sur (Lima), 

- Callao – Lima (Nova Auto-estrada entre o Porto de Callao e a PE20A), 

- Lima – Canta – Unish (Variante à Carretera Central), 

- PanAmericana Sur (Camana –Arequipa – Tacna – Fronteira do Chile), 

- Via Expressa Lima.

 

UCRÂNIA

 

Na Ucrânia, fomos responsáveis pela realização dos estudos de tráfego e de rentabilidade económica para a Nova Circular a Kiev, incluindo uma nova Travessia sobre o Rio Dnieper, para a Zagope (em 2012).

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Estudo de Tráfego da Ligação Kasumbalesa-Mokambo, no Katanga, em Abril de 2016 (Norvia)

EXACTO 2025

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