ESTUDOS DE TRÁFEGO RODOVIÁRIOS
A EXACTO efetuou inumeros estudos de tráfego para novas infra-estruturas rodoviárias em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Peru, México, Ucrânia, Moçambique, China e Líbia).
Estes estudos incluem a caracterização da rede viária atual e futura, de modo a tornar possível a modelação informática da oferta de transportes. Incluem também a caracterização da procura de tráfego existente, em termos de diagramas de cargas e de linhas de desejo.
Seguidamente efetua-se a etapa de afetação de tráfego: numa primeira fase replicando e validando a situação atual, e numa segunda fase utilizando o modelo como instrumento previsional, ficando a conhecer-se a procura futura de tráfego na infra-estrutura de transporte em estudo.
A etapa final diz respeito à conceção e dimensionamento do perfil transversal e das ligações à rede viária envolvente, de forma a garantir os níveis de serviço pretendidos. Estes estudos incluem ainda análises de risco e testes de sensibilidade.
EM PORTUGAL
MOTA ENGIL/ASCENDI
a EXACTO é consultora de tráfego para os consórcios liderados pela Mota Engil (auto-estradas ASCENDI) tendo sido responsável pelos estudos de tráfego para todas as concessões rodoviárias concursadas em Portugal desde essa data até à actualidade (mais de 30 concessões rodoviárias, com auto-estradas com e sem portagem para o utilizador); a título de exemplo, referem-se as seguintes concessões:
- Túnel do Marão – Estudo de Tráfego atualizado (2015)
- Pinhal Interior – Previsões Atualizadas de Tráfego (2013)
- Atualização das previsões de tráfego nas Concessões Norte, Grande Porto, Costa de Prata, Beiras Litoral e Alta e Grande Lisboa (2012/2013)
- Auto-Estradas do Centro (2009/2010)
- Auto-Estrada Transmontana (2007)
- Pinhal Interior (2009)
- A4/IP4 Túnel do Marão (2007)
- Algarve Litoral (2008)
- Douro Litoral (2006)
- Baixo Alentejo (2008)
- Grande Lisboa (2005)
- Baixo-Tejo (2008)
- S. Miguel - Açores (2004)
- Litoral Oeste (2007)
- Norte Litoral (2004)
- Douro Interior (2007)
- Grande Porto (2003)
- Concessão Norte (2000)
- Beiras Litoral e Alta (2002)
- Costa da Prata (2002)
OUTROS PROJETOS IMPORTANTES
- Reformulação dos nós da A5 entre a CRIL e a CREL (Brisa/Cenor – 2016)
- Desnivelamento da Av. Infante D. Henrique / Av. Marechal Spínola em Lisboa (Cenor, 2013)
- Nova Circular Cota 200 (duplicação), Funchal (Via Litoral/SRES-2006)
- Vias Expresso da Ilha da Madeira (Norvia/SRES, 2002)
- Circular Interna de Lisboa (CRIL) (Profabril e Coba/JAE, 1991, e atualização em 2011)
- Circular Externa de Lisboa (CREL) (Brisa-1998, e atualização em 2007)
- Ponte do Freixo e Via de Cintura Interna, Porto (Profabril/JAE, 1990)
- Radial de Odivelas (Coteprol/JAE, 2000)
- Radial da Pontinha (Profabril/JAE, 2000)
- Previsões de Tráfego para a Rede Rodoviária da Ilha da Madeira (DRE Madeira - 2000)
- IP1 Braga/Valença (Profabril/JAE, 1990)
- IP1 Marateca/Grandola (Provia/JAE, 1998)
- IP2 Teixoso/Alcaria (Viaprojectos/JAE, 1997)
- IP3 Chaves/Vila Real (Provia/JAE, 1999)
- IP3 Penacova/Sta Comba (Coteprol,/IEP 2002)
- IP2 Fratel/EN18 (Gibb/JAE, 1998)
- IC1 Nó de Francos/Leça (Coba/IEP, 2005)
- IP8 Baleizão/V.V.Ficalho (Sipca/EP 2009/2010)
- IC2 V.Raparigas/S.Jorge (Provia/EP, 2008/2009)
- IC2 Carregado/Quebradas (Coba/EP, 2007)
- IC2 Variante a Condeixa (C.M.Condeixa, 2009/2010)
- IC2 Carregado/V.Raparigas (Coba/EP, 2008/2009)
- IC3 Chamusca/Almeirim (Viaponte/EP, 2006)
- IC3 Tomar/Coimbra (Coteprol/EP, 2006)
- IC5 Pombal/IP2 (Provia/IEP,2004)
- IC3 Barquinha/Chamusca (Cenorplan/EP, 2007)
- IC10 – Almeirim/Coruche (Globalvia/IEP, 2004)
- IC5 IP4/Pombal (Cenorplan/IEP, 2005)
- IC36 Variante a Leiria (PCT/EP, 2006)
- IC26 Lamego/Trancoso (DenapIEP, 2007)
NO MUNDO
BRASIL
No Brasil a EXACTO é presentemente (desde 2014) consultora de tráfego para todas as concessões rodoviárias do grupo Odebrecht, incluindo a Rota das Bandeiras, Rota do Atlântico, Rota dos Coqueiros, Rota do Oeste, Bahia Norte, Rota das Fronteiras, Via Rio, e Rota do Horizonte. Essa consultoria inclui a preparação de previsões de tráfego para o curto e longo prazo, bem como a monitorização da procura de tráfego, com elaboração de relatórios semanais e mensais.
A Exacto foi responsável pelos estudos de tráfego para a Via Cambuí em São José dos Campos (São Paulo), Trevo de Resende Oeste (Nova Dutra-Rio de Janeiro) e um Estudo de Capacidade em Canas (Nova Dutra - São Paulo), para a Viaponte Brasil e CCR (entre 2012 e 2013).
Fomos também responsáveis pelos estudos de tráfego das Concessões dos Lotes 6 e 7 - BR163, BR262 e BR267 (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) para a Engimind Brasil e ainda de estudos de tráfego em duas rodovias no Maranhão para a Proengel.
PERU
Para a Mota Engil Peru, a EXACTO tem efetuado diversos estudos (entre 2011 e 2014) para novas estradas e auto-estradas, nomeadamente:
- Periférico Vial Sur (Lima),
- Callao – Lima (Nova Auto-estrada entre o Porto de Callao e a PE20A),
- Lima – Canta – Unish (Variante à Carretera Central),
- PanAmericana Sur (Camana –Arequipa – Tacna – Fronteira do Chile),
- Via Expressa Lima.
UCRÂNIA
Na Ucrânia, fomos responsáveis pela realização dos estudos de tráfego e de rentabilidade económica para a Nova Circular a Kiev, incluindo uma nova Travessia sobre o Rio Dnieper, para a Zagope (em 2012).
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
Estudo de Tráfego da Ligação Kasumbalesa-Mokambo, no Katanga, em Abril de 2016 (Norvia)